O Ministério da Defesa da Rússia divulgou recentemente imagens que mostram o transporte de um tanque Leopard A2 ucraniano que foi capturado e transformado em troféu pelas forças russas na área de Avdeevka, no oblast ocupado de Donetsk.
+ Clique aqui para ver o vídeo
O veículo blindado, que é parte do arsenal militar da Ucrânia, agora parece destinado a ser exibido na Rússia como símbolo de uma conquista no conflito em curso. Além de ser estudado pelo exército russso.
As imagens circularam amplamente nas redes sociais e meios de comunicação russos, mostrando o tanque sendo carregado por um grande veículo de transporte militar.
Este evento marca mais um capítulo na escalada do conflito no leste da Ucrânia, onde ambos os lados têm relatado perdas significativas de equipamento militar e principalmente de perdas humanas.
Taque Leopard 2
O Leopard 2 é um tanque de batalha principal alemão de terceira geração (MBT). Desenvolvido pela Krauss-Maffei na década de 1970, o tanque entrou em serviço em 1979 e substituiu o anterior Leopard 1 como o principal tanque de batalha do exército da Alemanha Ocidental.
Várias iterações do Leopard 2 continuam a ser operadas pelas forças armadas da Alemanha, bem como outros 13 países europeus, e vários países não europeus, incluindo Canadá, Chile, Indonésia e Singapura.
Alguns países operacionais licenciaram o design do Leopard 2 para produção local e desenvolvimento doméstico.
Vídeo: Reprodução Twitter @SputnikInt